top of page

Motivação

 

A crescente integração de Produção Distribuída nas redes AT/MT está cada vez mais a ser estendida às redes BT, mediante o aparecimento de diversas tecnologias de microgeração. Neste contexto, um novo paradigma de operação dos SEE – a Micro-Rede (MR) – encontra-se em franco desenvolvimento.

Uma MR corresponde a uma rede de BT à qual são ligadas pequenas unidades de MG (pilhas de combustível, microturbinas, painéis solares fotovoltaicos, pequenos geradores eólicos, unidades de armazenamento de energia, etc.), sendo todo o sistema supervisionado por mecanismos de controlo apropriados. 

 

Do ponto de vista operacional, uma MR de baixa tensão pode ser operada em interligação com a rede de MT a montante, ou autonomamente (operação em modo de emergência) na sequência de perturbações da rede a montante do ponto de vista operacional, a MR estabelecida sobre uma rede de BT integra um número significativo de cargas e de unidades de microgeração monofásicas, sendo necessário averiguar o seu efeito no que respeita à necessidade de serem desenvolvidos mecanismos de controlo de frequência durante a operação em modo de emergência.

 

Objectivos

 

  1. Adaptação de uma plataforma de simulação a resposta dinâmica de diversas Micro-Fontes e respectivos Interfaces electrónicos de potência;

  2. Desenvolvimento de uma metodologia que avalie o impacto da presença de Microgeração e Carga Monofásicas numa MR em Condições de Emergência;

  3. Definição de estratégias de controlo da MR em modo de emergência;

  4. Avaliação do impacto das condições de operação resultante da presença de unidades monofásicas.

Operação de Micro-Redes em Condições de Emergência 

Dissertação do Mestrado Integrado em Eng. Eletrotécnica e de Computadores, Ramo de Energia
Faculdade de Engenharia do Porto

 

bottom of page